Sejam novamente bem vindos ao vigésimo primeiro (blackjack) episódio do Mangá², seu podcast semanal sobre mangás!
Neste semana conversamos um pouco sobre as diferentes experiência de leitura de obras em diferentes periodicidades, seja acompanhando capítulos semanais ou mensais, como também leitura por volumes, e a clássica “maratonada” de leitura.
Nos comentários semanais, falamos da pior alcunha da história em Toriko, discordamos totalmente sobre Naruto, e ficamos empolgadássos com o capítulo de One Piece.
E na recomendação da semana, fazemos uma recomendação defasada, que todo mundo já está lendo, mas queremos recomendar mesmo assim.
Contato
O seu contato é muito importante pra nós! Queremos sempre a sua participação comentando os capítulos, a pauta sugerida, enviando sugestões de leitura, pedidos de sugestões específicas, elogios e críticas em geral, qualquer coisa!
O email para contato é: mangaaoquadrado@gmail.com
Links Comentados
Efeitos da Periodicidade em uma Obra
Crítica Social nas Histórias em Quadrinhos, TCC de Ana Moura
Cronologia do episódio
(00:23) Discussão da Semana: Periodicidade de Leitura
(21:28) Leitura de Emails
(32:48) Toriko #213 – Começam as Preliminares!!
(38:20) Naruto #611 – Chegada
(44:58) One Piece #690 – ‘SAD’
(53:20) Recomendação da Semana – One-Punch Man
Download (CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E ESCOLHA A OPÇÃO “SALVAR DESTINO COMO…” OU “SALVAR LINK COMO…”)
esse é um dos mangás² mais divertidos q eu lembre , eu acompanho pouquissimos mangás , não acompanho nenhum battle shonen , então não tenho muito o q falar.
faz tempo q eu não vejo mangá² no sabado.
parece q tiveram bons capítulos pra comentar.
Programa muito interessante e agradável. Gostei muito da discussão, mas acredito não ter nada interessante o suficiente para acrescentar no que falaram.
Concordo mais com o Estranho sobre Naruto, achei até meio bobo o monstro ultra fodão dar um peteleco no bijuu dama, mas é mais meu gosto pessoal. Achei aquela galera chegando legal pelo fanservice, mas aquela coisa de “Jutsu do amizade” ou coisa assim foi bem mais ou menos. E o que eu achei mais estranho foi o Madara, que está se tornando um vilão bem questionável. Ele está lá brincando com o monstro que decide a vitória dele na guerra, mas tem todo o seu poder concentrado em um ponto, afinal, o mundo inteiro chegou pra lutar contra ele. Pelo que eu entendi, o resto do mundo está totalmente desprotegido… Me parece uma tática de guerra meio maluca dos dois lados pra centralizar todo o conflito em um único ponto. Eu preferia uma guerra mais descentralizada…
E eu estava pensando em mandar uma recomendação em áudio e pensei em One-Punch Man… Agora vou ter que procurar uma nova! É difícil… Enfim, obrigado por mais um ótimo programa.
“Mainstreamlização” Eu precisava dessa palavra!
Falando em “mainstream”, eu não consigo acreditar que O Judeu Ateu foi pego pelas artimanhas do fanservice, e vindo logo do Kishimoto. Logo você Judeu, que era um exemplo pra todos nós…
É que ele não consegue ser hater de Naruto. É a “mulher de malandro” de Naruto, não importa o quanto ele bata em você, está sempre de volta.
Só avisando que já estou ligando pro meu advogado. Anti-semitismo forte nesse blog.
E eu que estava pensando em usar o termo “narutard” lá em cima. Depois dessa, melhor eu ficar calado.
Não acho que realmente exista esse negócio de esquecer a história quando se trata de uma periodicidade longa. Porque as pessoas possuem a revista/volume anterior(no nosso caso, o arquivo), então qualquer coisa é só ir lá e reler. Não acho que autores realmente levem essa questão em consideração.
O que eu acho que faltou falar mais é justamente da questão da espera, da angústia que esperar por aquele capítulo que tem a resolução de tal problema sair, e saber que vai levar um mês ou mais pra que isso aconteça. Por isso eu talvez prefira uma periodicidade mensal em vez da semanal, quando o cara sabe construir um clima essa espera é quase insuportável. Pensa só como deveria ser acompanhar Bokurano(mensal) quando estava sendo lançado.
O Judeu diz que o mangá favorito dele é Dorohedoro, que os scans só lançam de volume em volume; ele deve saber do que eu tô falando.
Pergunta pra você Estranho, você vai fazer aquilo de novo de apresentar os mangás que vão virar animes na próxima temporada?
Concordo em partes. Realmente há a disponibilidade de capítulos antigos, mas reler toma tempo e é pouco cômodo. Principalmente pra quem compra uma antologia pra ler no metrô, que teria que carregar o volume anterior com ele.
Um exemplo disso que penso é Kami no Shizuku (ou Drops of God, na versão americana). A primeira página do capítulo é sempre a última página do capítulo anterior. SEMPRE.
E sim, farei os posts sobre temporadas. Só tenho que ver como está o chart de séries novas, pra ver se tem coisas com a “cara” de Mangatologia.
Nossa! vcs realmente tem uma lembrança ruim, hein?
Tesouro nacional não é um apelido. Existem 4 pessoas com esse título: http://toriko.wikia.com/wiki/Gourmet_National_Treasures
Acho que apelido talvez não tenha sido uma boa escolha de nome. O que eu quis dizer foi alcunha.
E mais gente ter não muda o fato que é uma alcunha dela também (e escrota).
É que lá pelos 37:20, vc falou que ela quis esse apelido… como se fosse vontade dela. E como não é a primeira vez que vcs se confundem com algumas coisas nos mangas, eu realmente achei que tinham se esquecido.
Era “querer” no sentido de “aceitar” o apelido. Sei lá, achei que a entonação tinha passado essa intenção.
De uma forma geral, ninguém quer os apelidos que nos são dados.
Estou vendo que temos um fanboy da Namoradinha do Goumet World por aqui. Desculpa.
Não sou tão fã dela, mas de qualquer forma, meu gosto é o completo oposto ao de vcs mesmo rs.
Eu acho foda pra caralho aquela representação de garfos do Toriko e o Killer Bee é um dos meus personagens favoritos. Adoro o fato que ele só fala através de raps.
bom podcast,eu particurlarmente não tyenho esse problema de esquecer o que aconteceu no capitulo passado mesmo tendo lido ele um mes atras ou ate mesmo um ano como é o caso de hunter x hunter ,sei la mas mesmo depois de tanto tempo de hyato não tenho necessidade de olhar os antigos capitulos pra lembrar
sobre naruto dessa semana concordo com o que o estranho disse ,esse negocio do naruto ta com a bandana de konoha ainda tambem me incomoda ,mas apesar do capitulo ter sido totalmente manjado afinal todo mundo sabia que a aliança chegaria num momento propicio o kishimoto desenvolveu as coisas de um modo de quando chegou nesse momento cliche pareceu ser algo foda pra caralho
gostei muito da discussão desta semana esse lance de perioridade é muito confuso pois tem mangas que n se encaixam em certa perioridade como por exemplo op n se encaixaria em um aperioridade mensal já ao no exorcist n iria bem se fosse semanal se n me engano existe perioridade anual quem le n deve lembrar de nada do capitulo anterior acha que seria bom vcs voltarem com este tama dps pq senti que faltou algo n que foi ruim so me deu a impressão que dava pra voltar com o tema em uma outra oportunidade.
sobre acompanhar só pelos lançamentos das bancas é bem legal dependendo do titulo os propios que vcs cometam semanal mente aqui não acho uma boa de ler apenas pelas bancas.
já maratonar tipo ver reborn todo em 4dias as coisas passam de forma que vc n percebe e entra o ponto que vcs falaram quye pode dar um excelente podcast releitura os mangas semanais eu lei tres vezes, o primeiro em engles dps 2vezes em portugues pra pegar tudo do cap adoro rever os eps antigos tbm n sei pq.
naruto essa semana foi muito bom gostei do estilo do jubi ao devolver a bijudama do oito caudas
fora a ino deviando o golpe do jubi mais pra mim o mais foda foi o naruto falando pro obito que ele queira ser hokage ai o obito responde n se preocupe eu farei vc hokage no meu mundo ai o povo chega muito bom mesmo
olha posso esta errado mais tesouro nacional nao e o titulo apenas da setsuno os tesouros nacionais sao os cozinheiros mais foda do mundo de toriko, sobre o cap foi bem legal toriko ta sempre com caps legais o mundo de toriko é bem legal acho que é por isso
one piece o captulo em si foi bem legal mais lendo uns comentarios percebi que esse cap deixou muitas incoerencias sobre as coisas que ouveram em marineford na epoca foi super foda mais dps vendo e analisando melhor percebo que o oda fez um M enorme com esse lance d haki pq n importa o quanto ele explique sempre vai continuar confuso porem foi algo nescessario se não como os mugwara enfrentariam os logias eles seriam muito overpower pra qualquer um no manga outra coisa foi o lance do kairouseki que eram pra se indestrutiveis porem o bastao do smoker foi destruido pelo haki do vergo deixando o ar de que kairouseki pode ser destruido com haki.
um coisa boa de ler os comentarios de outras pessoas é que vc acaba percebendo coisa que vc deixou passar.
O fato do bastão de Smoker quebrar é porque ele não é feito por completo de kairouseki, se fosse ele nem sequer poderia usar seus poderes já que estaria em constante contato com kairouseki.
Acho que vcs sao haters demais com naruto, a imprenssa especializada (pff) nao tem esses seu consentimentos , sim naruto caiu no enredo mais nada que chege ao ponto de vcs rebaixarem como um manga sem valor , fora isso otimo podcast !
Eu até entenderia você falar isso em outros episódios, mas neste o Judeu até defendeu Naruto!
Nesse ponto vc ta certo ! , desculpe a grosseria no meu comentario e que tenho uma alma narutard rsrsrsrsrrsrs
Eu mesmo costumo ler somente volumes, espero o quanto tempo for necessário para o scan fechar um volume; também tenho um pouco desse problema de esquecer oque tinha acontecido anteriormente, mas não acho que seja pelo tempo mas sim pela quantidade de coisas que leio e jogo, tudo se mistura e acabo não entendendo oque se passa no momento.. depois que isso aconteceu algumas vezes comigo, sempre que percebo que estou esquecendo de algo ou meio que boiando no momento…, volto tudo, dou uma folheada e depois continuo a parte inédita.
Também valorizo muito aquelas paginas que falam sobre o personagem e o parágrafo sobre o capítulo anterior, muitas das vezes eles são bem uteis e acabam dando uma refrescada sobre fatos anteriormente ocorridos, mas algumas vezes soh estão lá apenas para ocupar espaço, não contendo nenhuma informação relevante/útil.
Acho que vou parar de ler volumes ininterruptamente de mangás de comédia, o ultimo que eu li de Saint Young Men me fez rir tanto que antes de chegar no final minha “LoL bar” já tinha esgotado, mesmo estava muito feliz e me divertindo bastante parecia/ na verdade era.. eu não conseguia mais soltar nenhuma rizada, ri tanto mais tanto que não conseguia rir mais. De agora em diante vou dividir os volumes ao meio, ler metade e depois de um tempinho a outra metade.
Não me importo que o mangaká leve um ano ou mais para lançar um volume, desde que no final saia algo de alta qualidade acho que está tudo ok; só não é justificável fazer disto rotina e ao mesmo tempo aumentar os intervalos de um volume à outro, pois isso transparecerá um certo… desinteresse por parte do autor com a obra e seus fans/leitores.
Onepunch-Man ! Help, tem um scan br fazendo e estou com bastante vontade de ler mas o negocio é web e eu não gosto de ler capítulos; Judeu Ateu, Estranho ou você ouvinte do Mangá² poderia me dar uma dica do melhor modo para acompanhar esse mangá…!
Como sempre ótimo podcast >>>
Thx.
~♠~
Sobre OnePunch-man, dá pra achar fácil em inglês através do Mangaupdates (http://www.mangaupdates.com/series.html?id=80345) ou em português pela Shin Sekai Scans (http://shinsekaiscans.wordpress.com/).
Caras, estive pensando em uma recomendação de tema para um próximo podcast e pensei: Bem que vocês poderiam falar de critérios de qualidade ”O que leva uma obra a ser boa?” fazendo também um paralelo entre QUALIDADE e GOSTO. ”Uma obra que é considerada BOA em termos de enredo, arte, etc. vai agradar a todos?” Existe algum aspecto intrínseco as obras que permitam essa generalização do gostar?
Não sei se já falaram sobre isso, mas ta aí.
Ah, e outra, pegando um bonde com o VideoQuest, bem que vocês poderiam fazer um TOP 5 mangás, de cada um.
Ah, e comentando um pouco sobre o tema do Podcast, eu prefiro ler Mangás mensais compilados em volumes logo ( D.grayman) e semanais por semana mesmo. ( One piece, Toriko, etc) Não me preocupo muito quanto a questão do ”esquecimento”, nada que uma rápida lida no volume passado não refresque a memória. Acredito que a periodicidade influencie tanto na OBRA em si quanto na experiência de leitura e autores bons vão saber fazer isso. Quando a periodicidade muda agressivamente devido a problemas do autor, coisa do tipo (Hoshino) percebe-se um efeito, ainda que não tão grande, na obra.
Time-Skip do One Piece demonstra muito bem isso. Se nós não ficássemos 4 semanas sem o mangá, não acho que ia ter tanta influência na mensagem que o Oda queria passar.
Sem palavras para o otimo capitulo de naruto , acho que pagina dupla foi muito tocante como nao se emocionar
one piece como sempre surpreendendo e surpreendendo e surpreendendo
Tesouro Nacional Gourmet não é um “apelido” mais sim um titulo.Esse titulo é dado apenas aos maiores chefes da Atual Era Gourmet .Além de Setsuno há outras pessoas no universo Toriko que são conhecidas como Tesouro Nacional;Chin Chin do Templo Shokurin,Malisman do Biotipo 0 e Shaishai o Saiseiya Lendario também são “apelidados” assim.
Comentaram sobre isso mais acima e já discutimos. Dá uma olhada lá.
**corrigindo:O titulo de Tesouro nacional é dado apenas aos mais preciosos humanos da Atual era Gourmet
Esse é o problema de não ler os comentarios acima.Erro meu.Malz aeh!!!
Podcast muito bom, achei bem interessante o tema. Um ponto que vocês não comentaram, ou talvez seja raro alguém pensar nisso, foi de mesmo quando a obra está completa você lê ela bem aos poucos para sentir um pouco da ansiedade das pessoas que a leram quando estava sendo publicada. Meu ritmo de leitura é lento e não é raro eu parar em um ponto da história muito interessante e deixar para ler no dia seguinte, é boa sensação.
Ás vezes considero meu ritmo de leitura muito lento, mas também acho que lendo a obra devagar você aproveita muito mais, sem falar nos detalhes que você acaba percebendo e que não perceberia se tivesse lendo muito rápido. O exemplo de One Piece foi perfeito, quem lê ele em poucos dias não leu, só passou os olhos pela pagina e depois tem alguns que fazem isso e se acham no direito de julgar a obra…
Naruto tá uma confusão nessa luta, eu custo a entender quem dá golpe em quem e tive que ler duas vezes pra entender como aquele multidão chegou ali sem Juubi ver.
Assunto bem interessante mesmo. Eu prefiro aguardar os volumes ou ao menos juntar uns 4 capítulos (1 mês) dos mangas semanais que acompanho. Porém no faço isso com os mensais, como disseram fica difícil lembrar tudo, especialmente os que tem muita história como é o caso do Gate 7. No final é como disseram, o melhor ritmo é o nosso mesmo.
Ó a véia aqui dando palpite denovo (tá eu não sou tão velha assim…).
Mas eu posso dizer pra vocês que o ritmo de leitura de cada pessoa é uma das maiores mágicas que os quadrinhos podem oferecer. Nenhuma outra mídia te dá essa liberdade, e nos mangás é melhor ainda porque a arte é muito mais dinâmica (na maioria dos mangás né, Death Note tinha partes que eu quase dormi…)
Último “maratonicá” que eu fiz foi com 20th century boys, e achei sensasional! Mas eu lembro que quando fiz o “maratonicá” com Gantz foi muito tenso, tive altos sonhos bizarros e coisas do tipo, hehehehe
Grande abraço guris, ótimo podcast!!
Coincidentemente eu fiz a mesma coisa com esses dois mangás também. No meu caso, 20th CB foi o meu primeiro mangá, por isso eu lia dessa forma, queria já saber o que acontecia nos próximos capítulos. Já em Gantz, a minha leitura fluía tão bem que quando eu ia notar, já tinha lido bastante, mas o meu gás acabou lá pro Volume 20~25 e hoje tá o que tá =x
Bah, Gantz virou um mangá espírita! [SPOILER] hehehehe
Primeiro parabéns em!! Vocês estão pop em, antes chegava aqui tinha 8 comentários agora já tem quase 30 ahsuahsas.
De um tempo pra ca eu peguei o gosto por acompanhar mangás pela banca, como Bakuman,Evangelion,Beelzebub, Monster, 20 Century Boys, Bem Vindo a N.H.K e Soul Eater. Assim como as releituras, mas em alguns casos eu acumulo volumes, lendo 8 volumes na semana, por exemplo, acho bom por que na releitura pelo mangá físico você aproveita mais os detalhes da obra e consegue ver o as pistas que o autor deixou propositalmente ou o que foi feito pelo acaso mesmo. Como leio eles geralmente no metrô ou em ônibus de viagem indo para outra cidade consigo aproveitar a obra no meu tempo. Por exemplo, Bleach, Naruto é aquele pra ler de no metrô, já Bakuman que é longo leio pra viajar e assim vai.
Na internet realmente “maratonar” de mais é muito ruim, eu pelo menos se a obra é boa me empolgo tanto que perco o foco dos detalhes que estão além do superficial. Agora Hajime do Ippo ou só leio de 50 em 50 capítulos, não consigo acompanhar semanalmente com o mesmo animo.
Assim como a periodicidade das indicações que vocês indicam aqui, estou sempre atrasado, pego uma recomendação lá de traz para ver agora e assim vai.
Sobre Naruto concordo com o Estranhow, corta logo pro Sasuke pra dar uma empolgada na trama (ou não).
Já One Piece ai sim, vem me empolgando cada vez mais novamente, mas po com isso o Law ta bem acima do smoker? Po Smoker…
E o Dragão? Achava que ele ia fazer algo na luta haushuahs, mas parece que não é só ta La pra ser salvo mesmo. Mas ainda sim o capitulo foi muito foda.
E apesar do Law, eu gostaria de ver Kid x Don Flamingo
E eu esqueci, mas o Buggy ta ou não como Shichibukai?
Eu não consigo acompanhar mangas mensais, eu esqueço eles , é tanto que tenho vários mangas que parei de ler por esquecer o nome …..
O semanal e o quinzenal ja consigo acompanha sem nenhum transtorno . Por isso so leio obras que ja tiveram seu final ou que são publicados nesses dois casos.
Não consegui ler todas as suas recomendações por que algumas não me atraíram , estou tomando coragem pra ler solanin, ja estou acompanhando Green blood , vou ler tbm island que tem a art do Yang Kyung-il que eu gosto por esta lendo Area D, Uzumaki tbm esta na minha lista . ‘-‘
Queria saber o que vcs acham do manga Kurozuka , se vcs ja leram é claro . ‘-‘
Obrigado por me entreter ‘-‘
na boa foi legal mais ja to com saudades do “manga em quadrado” quando vai ter de novo
Não nesta semana, na outra!
por favor façam um feed pro podcast
Periodicidade perfeita de leitura pra mim é o volume mensal, lido em 1 ou 2 vezes (que estou fazendo com Sakura recentemente). Volume bimestral já acho meio longe, tanto pela ansiedade da espera do próximo volume, quanto pela recordação do volume antrior, eu nem lembro mais o nome de 1 personagem sequer de 20th Century Boys!
Sofro muito com Claymore, série mensal e em que sempre esqueço e confundo o nome das personagens… não é fácil não (ainda mais que as persnagens são meio parecidas entre si). Maratonar acho válido para tentar alcançar uma publicação (fiz com One Piece e Hunter X Hunter), mas acho que muito da leitura se perde nisso… tudo que vocês citam de One Piece que seja referente a algo anterior ao capítulo 400 ou 300, eu tenho incrível dificuldade de lembrar.
.
.
.
Relendo o que escrevi, parece que eu tenho na verdade lapsos de memória, hahaha. Eu admito que minha cabeça não é das melhores, mas mantenho minha opinião do volume mensal.
Mas acho que é unânime que o pior ritmo é o aleatório, que Togashi e Miura são campeões em fazer.
.
Pra encerrar, não gosto muito do ritmo semanal, que é o mais comum e que tanta gente gosta. Digo isso porque a leitura fica meio “massante”. Explico: Eu acho um saco acompanhar One Piece semanalmente, é aquela coisa de acontecerem tão poucas coisas a cada capítulo, que ocasionalmente dá um gostinho amargo de enrolação no fim da leitura. Por isso acho que me empolguei tanto ao maratonar, e poder ler um conjunto de acontecimentos em uma única sessão de leitura torna a experiência bem melhor.
[…] Mangá² #21 – Periodicidade de Leitura Crítica de Gogo Monster por Scott Green, enviado por Ruben D. […]